quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Livros para umbandistas iniciantes #02


Em março de 2015, publiquei aqui no Blog No Mundo das Umbandas uma lista de indicações literárias que partiam das conclusões pelo contexto ao qual estava submetido. Troca de ideias com amigos, com colaboradores direto do blog, das leituras que realizei naquele período me fizeram convergir para formulação da lista apresentada e que aproveito o espaço para convidar os leitores a conhecerem… (Indicações para leitores umbandistas iniciantes)
A ideia de elaborar indicações literárias é sempre muito injusta. A medida que quem as faz, fica sujeito a deixar prevalecer suas preferências, corre o risco absurdo de não anotar alguma obra fundamental ao conhecimento dos neófitos e de se deixar levar por grupos de hegemônicos do meio editorial, presentes pelos múltiplos artifícios da dominação de mercado, impondo-nos suposta predominância qualitativa.

Naquele outro artigo, fiz também um “alerta” ou “esclarecimento” quanto focarmos nossa formação como “leitores” ao perigoso mundo digital. Os livros, infelizmente, estão subalternizados pela tecnologia da informação. Ainda vejo o quadro desta maneira. É necessário, principalmente quando estudamos a Umbanda, ampliarmos o leque de nossas pesquisas, buscar inclusive referências de outras áreas do conhecimento para aumentarmos o nível de criticidade sobre a racionalização de nossa fé. E que se registre, para o próprio bem dela…
Agora aqui pela revista, farei nova tentativa. Manterei a estrutura das categorias que elenquei, indicando alguns dos livros fundamentais para compreender um pouco da história, cultura e desenvolvimento social de nossa religião. 
Espero que seja de bom proveito a todos.    
      
Históricos: Conhecer aspectos históricos são de fundamental importância neste processo, seus autores trazem um imenso referencial teórico de base para consultas posteriores. Há também os livros históricos que foram editados nos primórdios do surgimento da Umbanda.

     No Mundo dos Espíritos. Autor - Antônio Eliezer Leal de Souza.
     O Espiritismo, a Magia e as Sete linhas de Umbanda. Autor - Antônio Eliezer Leal de Souza.
     Primeiro Congresso Brasileiro do Espiritismo de Umbanda. Editado pela      Federação Espírita de Umbanda em 1942. Domínio público.
     História da Umbanda.  Autor - Alexandre Cumino.
     História da Umbanda no Brasil, todos os volumes. Autor - Diamantino Fernandes Trindade.
     Das Macumbas á Umbanda. Autor - José Henrique Motta de Oliveira.

Doutrinários: São inspirados por Guias e Mentores através de psicografia ou são frutos de pesquisas e vivências internas de terreiro, são ótimos esclarecedores dos conceitos e fundamentos litúrgicos existentes na Umbanda.

     Umbanda Pé no Chão. Autor - Norberto Peixoto.
     Rosa Branca de Umbanda. Autor - Rogério Golembieski.

     Conhecendo a Umbanda: Dentro do Terreiro . Autor - Douglas Rainho.


Romances: São psicografados e possuem enredos reflexivos, explicativos e conscientizadores, trazem pontos de vistas narrados por espíritos que viveram as situações adversas às nossas. São ótimas opções!

     Guardião da Meia-Noite. Autor - Rubens Saraceni.
     Diálogo com o executor. Autor - Rubens Saraceni.
     Tambores de Angola. Autor - Robson Pinheiro.
     Aruanda. Autor - Robson Pinheiro.
     Corpo Fechado. Autor - Robson Pinheiro.
       Zé Pelintra: Seo Dotô,Seo Dotô! Bravo sinhô! Autor - Mizael Vaz.




OBS.: Esse texto foi elaborado como parte de uma colaboração para o    projeto Revista do Leitor Umbandista, 3ª edição - Agosto/2018, em conjunto ao Blog do Leitor Umbandista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário