sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

# AS DEZ POSTAGENS MAIS POPULARES # FELIZ 2017



Olá amigos e leitores. 
Diferentemente do ano anterior (2015), onde nossa última postagem representou uma retrospectiva acerca dos trabalhos publicados, decidimos, optamos, até mesmo para que nossos leitores mais novos pudessem conhecer melhor outros textos e opiniões deste espaço, pela organização de um TOP 10.
A ordem das publicações listadas, obedece o ranking de visualizações que nosso painel de gerenciamento oferece, levando-se em consideração toda a existência deste canal, com tais índices, realizamos análises e acompanhamentos dos cliques recebidos. Não há qualquer interferência ou preferência de edição na seleção das publicações, aliás, indicam, sobretudo, os temas mais pesquisados pelos interessados em assuntos relacionados à temática umbandista. 
Indicamos, caso você ainda não tenha lido qualquer destes textos, clicar nos títulos linkados.  

10ª POSIÇÃO - Estudos 04 Umbanda e Mesa Branca.
Este texto compõe nosso primeiro apanhado de estudos dentro de uma mesma série, aliás, a primeira que realizamos. O objetivo central era delimitar o conceito base dos trabalhos de Mesa Branca e as manifestações de umbanda neste contexto. É bom lembrarmos e até mesmo pesquisarmos, a questão das mesas em reuniões mediúnicas. A Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, mantém a prática desde sua fundação com Zélio de Moraes e o Caboclo das Sete Encruzilhadas. 


9ª POSIÇÃO - Umbanda é Monoteísta, Politeísta ou Panteísta?
Neste artigo, percorremos e buscamos o entendimento sobre as definições de classificação em que a Umbanda pudesse ser enquadrada. Embora seja consenso para a maioria dos umbandistas que a religião é Monoteísta, a exploração do tema ajuda-nos, sobretudo a reforçarmos nossas convicções neste conceito. Entretanto, para tal, estudar contrapontos torna-se exercício fundamental...   



8ª POSIÇÃO - Exu na Umbanda #3
Último texto da nossa série "Exú", aborda como a questão da linha de esquerda, foi tratada ao longo da história do movimento umbandista. Foi a postagem recordista de acessos nesta temática!       



7ª POSIÇÃO - Umbanda é Universalista ? Leia o texto e deixe sua opinião!        
Um excelente texto sobre o universalismo umbandista e convidamos nossos amigos leitores à refletirem linhas, pensamentos e opiniões acerca do tema. Os créditos e fontes pesquisadas estão ao final do texto, pois este é um dos poucos em que a produção não foi elaborado pela nossa equipe.





6ª POSIÇÃO - Umbanda Omolokô
Na série de estudos "Vertentes de Umbanda", a nação Omolokô merece muita atenção no contexto de desenvolvimento umbandista. Suas origens, lideranças e marcos, foram, a base das pesquisas para elaborarmos este estudo. 



5ª POSIÇÃO - Guias de Umbanda, quem são ?
Quem são os espíritos militantes da Umbanda? Como podemos segundo algumas referências defini-los? Se é que exista alguma "tipificação" ou "classificação" que nossos precários recursos e conhecimentos possam se aproximar nas tentativas ou buscas por explicações acerca destas inteligências.


4ª POSIÇÃO - Umbanda Esotérica e Iniciática
Mais um texto de nossa série "Vertentes de Umbanda". Nesta ocasião a investigação atravessou a jornada das escolas esotérica e iniciática. Seus marcos, feitos, expoentes e legado para a cultura da Umbanda no Brasil.


3ª POSIÇÃO - Caboclos e índios na Umbanda. Abordagem histórica.
Nosso objetivo com o texto foi o de conhecermos um pouco mais sobre os termos "Caboclo e Índio", verificar suas inter-relações e atribuirmos aos seus significados, pontos que se identifiquem com as características dos espíritos atuantes nas linhas dos trabalhos da Umbanda, tendo em vista que, as generalizações tomam lugar do real entendimento dificultando a compreensão e encobrindo tradições culturais tão significativas, sobretudo dos povos nativos.

2ª POSIÇÃO - A senhora do fogo- Egunitá.
Presente exclusivamente na literatura do Sacerdote e escritor Rubens Saraceni, Egunitá a "Senhora do Fogo", forma juntamente com Xangô par energético na linha da justiça. Leia e descubra uma Orixá que não é consenso no contexto de Umbanda, mas que devido ao trabalho da vertente de Umbanda Sagrada é cultuada por parte dos adeptos de Umbanda.


1ª POSIÇÃO - Sobre os rituais e elementos de trabalho na Umbanda.
E nosso TOP 10  é liderado pelo apanhado publicado que buscou sintetizar, sem qualquer pretensão de ser um "manual" de práticas, os principais aspectos que envolvem e são  fundamentais para a prática de Umbanda.



Aos nossos amigos e leitores nosso muito obrigado! Continuaremos por aqui e esperamos cada vez mais a participação de vocês, indiquem estudos, temas, façam críticas, enfim, participem, pois, este espeço é aberto e abarca todos os pontos de vistas!
Desejamos à todos um ótimo 2017. Que Oxalá, Deus, Olorum, Jesus, Yahveh, Jeová, Tupã e qualquer outro nome que possa existir, para designar o criador, nos ajude e proteja.                




  

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir