domingo, 3 de maio de 2015

A Senhora do Fogo - EGUNITÁ



Saudações a todos !

Começamos este mês de Maio pesquisando os Orixás a fim de elaborarmos esse artigo e inaugurarmos em nosso espaço pesquisas e estudos sobre os Orixás. Em meio a tantas leituras e reflexões nos deparamos com uma imensidão de assuntos que poderíamos explorar, ou melhor dizendo, abordaremos dentro em breve todos possíveis com certeza! Escolhemos trabalhar a Orixá Egunitá, pois ao nosso entendimento, baseados por perspectivas das pesquisas bibliográficas, consideramos uma das mais difíceis de trabalhar, tais explorações, nem sempre passam pelos menos conhecidos dos umbandistas "contemporâneos". 

Essa dificuldade para adquirirmos diferentes visões seja pela literatura ou por conteúdos online é completamente normal, tendo em vista que tais conhecimentos foram apresentados pelo conhecido sacerdote umbandista Rubens Saraceni, que além de sacerdote era médium psicógrafo e durante mais de 20 anos dedicou-se a literatura espiritualista umbandista, fundou o Colégio de Umbanda Sagrada, jornais, cursos de magia e colaborou diretamente nas iniciativas que culminaram nos templos-escolas que tanto vemos hoje em todo o Brasil e principalmente no estado  de São Paulo. Com a direção espiritual de Pai Benedito de Aruanda, espírito que orientou suas obras, Rubens Saraceni busca segundo suas perspectivas uma "identidade doutrinária" própria para Umbanda, sejam por eixos rito-litúrgicos ou eixos doutrinários, por sua cosmogênese e teogonia, conforme verificamos em um artigo de sua autoria no blog do Jornal de Umbanda Sagrada ...
"...Não havia um conhecimento profundo sobre os Orixás e o  que se sabia ou se escrevia sobre eles não saia desse nível terra do conhecimento. Antes de terem se espalhado pelo mundo todo, os Orixás só haviam sido cultuados pelos povos Nagôs ou Nigerianos... e na língua Yorubá. Mas um conhecimento novo  sobre os Orixás  começou a ser aberto por um espírito chamado “Pai Benedito de Aruanda” e ensinado por seu médium psicografo e fundador do Colégio de Umbanda Sagrada. E isso, sem que ele fosse Teólogo ou formado em qualquer Escola Iniciática , Esotérica ou Ocultista,  mas criando uma base para o estudo doutrinário e teológico umbandista. Toda religião tem sua cosmogênese ou gênese divina, que descreve para os seus seguidores a forma com Deus criou o “mundo"..."                     

Não nos aprofundaremos, pelo menos por ora, nas características do estudo teológico revelado pela mediunidade de Rubens Saraceni, apenas para que nosso leitor entenda sua origem e para creditarmos ao verdadeiro autor as características reveladas da Orixá Egunitá que tiveram como base a obra do referido autor. Egunitá é definida como Orixá Cósmico do trono da Justiça Divina assentada no pólo negativo/feminino, faz com Xangô do pólo positivo/masculino um par sobre o elemento fogo. As características de Egunitá organizamos conforme segue abaixo para um melhor entendimento, esses quadros informativos e compactos, são facilmente encontrados nos livros e sites especializados por toda internet.    
     


TRONO
FEMININO DA JUSTIÇA
Linha
Justiça
Fator
Purificador (fator puro) e Equilibrador (fator misto)
Campos de atuação
Justiça e Lei
Elemento
Fogo (1º Elem.) e Ar (2º Elem.)
Polariza com
Xangô (par puro do Fogo e da Justiça);
e também com Ogum (par misto Ar/Fogo da Lei e da Justiça)
Atributo
Justiça, Purificação
Ação
Consumidora, purificadora e energizadora
Cor
Laranja, dourado, vermelho
Fio de Contas
Feito de cristal ou de pedras laranja; ou bicolor laranja e vermelho; ou bicolor laranja/dourado.
Ferramentas
Taça, espada e caldeirão feitos de cobre
Símbolos
A espada; a estrela de 6 pontas cruzada ao centro; o raio
Ponto na Natureza

As pedreiras e os caminhos.
Chacra
Esplênico.
Planeta
Sol e Júpiter.
Dia da Semana
5ª-feira.
Saudação
“Kali-Yê, minha Mãe!”
Data Comemorativa
24 de Maio
Sincretismo
Santa Sara Kali, celebrada na Umbanda em 24 de maio.


Outras importantes questões que não podemos passar sem mencioná-las e respectivamente são:

1) A primeira trata da ancestralidade Nagô-Iorubá, encontramos muitas semelhanças em Egunitá com as características de Oro Iná, mesmo que a "nova" Orixá não apareça com o nome que a conhecemos nas mitologias Iorubanas ancestrais, entendemos neste caso a teogonia revelada por Rubens Saraceni trouxe um processo de reinterpretação desta divindade...
"...Ancestral de Oba Aganjù e Sàngó, para alguns a mãe, segundo outros o pai. Deidade de fundamento se recebe juntamente com Aganjù e Sàngó e não se inicia ou consagra em nenhum individuo.A etimologia da palavra Oro Iná, significa "Fúria de Fogo" e Ará Iná como também é conhecida "Trovão de Fogo". Nasce no Odù Ìròsùn Meji, emanação direta de Olódúmarè, vivia com Elégbá no Orun muito antes de Òrúnmìlà vir à Ota Ole (Terra) com os demais Òrìsà, assim relata o Odù Ogbe Méjì. É a manifestação do fogo universal, a representação dos lugares onde nascem os fogos vulcânicos e as lava dos vulcões, a energia calórica do centro da Terra, o centro incandescente do globo terrestre, dos lugares onde nascem os terremotos. Seus poderes formam as montanhas, as colinas e as cordilheiras. ..."
2) Por seguinte, devemos entender e desvincular as tentativas de encontrarmos em Egunitá qualidades de Iansã, ou vice-versa, onde segundo o próprio Rubens Saraceni são qualidades e energias diferentes, separamos um breve trecho de uma entrevista do autor concedida para o "Jornal O Fundamento" e postada pelo portal do templo "Casa de Miguel Arcanjo"  em 10 de Agosto de 2010, dentre tantos pontos abordados dos quais indicamos a leitura completa para o entendimento de seu contexto geral, mais afim de facilitarmos a interconexão das informações aqui apresentadas, segue o exato momento em que o próprio Rubens tenta explicar tais diferenciações(em nossas referências ao final do texto, segue também o link para leitura completa da entrevista)...
Fundamento: Por falar em qualidades, Oiá e Egunitá são qualidades de Iansã?
Rubens Saraceni: Não! É tudo diferente! Veja, nós temos sete irradiações divinas, temos sete linhas de Umbanda que regem a criação. (…) Se tinha sete linhas de umbanda, tinha mais Orixás sobrando que as sete linhas.
A grande briga do passado foi essa: as várias escolas de Umbanda no passado tinham dificuldade em achar tantos Orixás em sete linhas, porque diziam que Ogum era uma linha, Oxóssi era uma linha, Oxalá era uma linha, Iemanjá era uma linha. Assim, começaram a sobrar Orixás. (…)

Então trocavam, tiravam um Orixá e colocavam outro e a espiritualidade mantinha esse segredo fechado a sete chaves.
Conforme mencionamos, escolhemos abordar Egunitá por acharmos particularmente uma missão difícil, já que suas origens no sentido racional de conhecimento sobre seus aspectos, estão intimamente ligadas ao trabalhado de Rubens Saraceni e por gostarmos das análises, não teríamos condições de apresentar visões diferenciadas e contrapontos sobre o tema. Para nós cabe apenas observar que mesmo com qualquer tipo de polêmica como bem assinaladas por Rubens Saraceni que as "escolas de Umbanda" poderiam levantar ante a "anunciação" ou "revelação" sobre Egunitá, percebemos uma boa e grande aceitação e assimilação dos umbandistas contemporâneos pelos ensinamentos transmitidos.

Neste contexto ampliamos nossos conhecimentos acerca da Divindade que é Mãe e Orixá , conseguimos também estudar um pouco mais sobre um dos temas de Umbanda e verificamos novamente  a questão da multiculturalidade em que a nossa religião está inserida. Aos leitores indicamos a leitura, pesquisa e estudo contínuo para que através deles consigam melhorar suas visões de mundo e entendimentos gerais. Axé e boa semana !  

REFERÊNCIAS e LINKS DE CONSULTA:


Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada
Teogonia de Umbanda
Código de Umbanda
Manual Doutrinário , Ritualístico e Comportamental Umbandista


http://casademiguelarcanjo.com.br/entrevista-com-pai-rubens-saraceni/
http://www.colegiodeumbanda.com.br/index.php/ct-menu-item-9
http://jornalumbandasagrada.blogspot.com.br/2010/09/uma-cosmogenese-umbandista.html
http://tamboresdeorunmila.blogspot.com.br/2013/03/oro-ina-ou-egunita-orixa-feminino-do.html

4 comentários:

  1. OLÁ, ESTOU ME APOSENTANDO NA CARREIRA DE PROFESSORA E SEMPRE CONCILIEI A FUNÇÃO COM A DE UMA CIENTISTA DAS RELIGIÕES, BEM COMO A DE IALORIXÁ [ATENDENDO UM NÚMERO LIMITADO E SELETO DE PESSOAS QUE IMPLORAVAM E PROCURAVAM MINHA AJUDA]. AGORA ESTOU APENAS AGUARDANDO A PUBLICAÇÃO DE MINHA APOSENTADORIA PARA PODER REGISTRAR MINHA ONG ILUMINAR PELA PALAVRA E PODER EMPREENDER OS DIVERSOS PROJETOS QUE DESENVOLVO INFORMALMENTE. NESTE MOMENTO, ESTOU ESTUDANDO MELHOR A HISTORIOGRAFIA DE DIVINDADES DE TODAS AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS DAS DIVERSAS CULTURAS. POR ISSO, GOSTEI DO TEXTO DE VOCÊS E ONTEM A EGUNITÁ SE REVELOU PARA MIM [ADQUIRI SUA IMAGEM E SUAS FERRAMENTAS DE TRABALHO] E NESTA NOITE TIVE UM ENCONTRO COM ELA, QUANDO TIVE O PRIVILÉGIO DE CONHECER OS SEUS SEGREDOS REVELADOS ESPIRITUALMENTE POR ELA, POIS VOU SER UM INSTRUMENTO DELA PRA SOCIALIZAR O CONHECIMENTO DE SUA HISTÓRIA NA MITOLOGIA AFRICANA NO MUNDO DOS SERES HUMANOS. TENHO INTERESSE EM SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO PARA SER O MAIS VERDADEIRA POSSÍVEL COM A HISTÓRIA DE CADA DIVINDADE. AGRADEÇO POR RECEBER AS NOTIFICAÇÕES. COM CARINHO. DEORIDES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá +Deorides !
      Agradecemos a participação em nosso espaço.
      Estamos muito contentes que nossos escritos, mesmo que simplórios, tenham sido algo construtivo em seus conhecimentos e neste sentido considerados relevantes para posteriores estudos. Quanto ao tema, é bem difícil de ser pesquisado, uma vez que o único autor umbandista que faz referências a esta Orixá, é o Rubens Saraceni. Talvez em outras fontes, possa encontrar divindades com características parecidas e com outros nomes, o causa em algum momento alguns desencontros interpretativos.
      Esperamos também, em breve, receber mais informações sobre o projeto de sua ONG, que pela breve apresentação nos parece bem interessante, e nós apoiamos tais iniciativas que levem a informação e educação despretensiosas de quaisquer motivações comerciais.
      Mais uma vez agradecemos e continuamos à disposição para auxiliar naquilo possível à nossas atividades.

      Axé !
      Equipe No Mundo das Umbandas.

      Excluir
  2. Bom dia,
    Tenho um espaço para locação, com intuito de ser um espaço universalista, dando prioridade para os formados em todos os cursos do Rubens Saraceni, que tem a intenção de propagar o conhecimento e montar um espaço de cursos, desenvolvimento espiritual e todos os conhecimentos esotéricos e místicos correlacionados. Estou localizado numa travessa da Rua Voluntários da Pátria, na altura do 4700, ótima localização na zona norte de São Paulo. A sala principal tem quase 40 metros e um lavabo, 3 vagas de garagem, um terreno lateral com área para plantar ou desenvolver outras funções. Interessados entrem em contato pelo whatsapp e agendem um visita.

    Obrigado pela atenção!!!

    Gratidão!!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto; Bastante esclarecedor quanto a esse Orixá tão complexo.

    ResponderExcluir