segunda-feira, 20 de abril de 2015

ESTUDO 04 - Umbanda e Mesa Branca

Saudações a todos !

Seguindo a proposta de estudos e pesquisas, anunciados na postagem que chamamos de Programação de Estudos ! Participe ! publicada em 08 de Março de 2015, abordaremos segundo nossos entendimentos e pesquisas realizadas, a pratica de "Mesa Branca".

Mesa Branca pode ser considerada outra filosofia religiosa e/ou cultural, com opiniões que vão de encontro ou não com o Espiritismo e a Umbanda, a pratica em mesas nas reuniões mediúnicas podemos dizer e/ou considerar antiga, tendo origem principalmente aqui no Brasil no movimento que disseminou a Doutrina Espírita a partir da segunda metade do século XIX. Nos relatos do livro no Mundo dos Espíritos de Leal de Souza, vemos em quase todas as descrições o elemento "mesa" nas reuniões, citamos esse livro porque foi publicado na década de 1920  por seu caráter jornalístico contém as mais variadas formas de culturas espiritualistas e nos oferece um panorama bem eclético e real da suas práticas.    

imagem retirada : http://casadecaridadesantoantoniodepadua.blogspot.com.br/

Por definição, “o Livro "Manual Prático de Mesa Branca” de Eliseu Lamosa Prado, nos traz... Mesa Branca é a prática da mediunidade espiritualista com base nos ensinamentos de Jesus e desenvolvida a partir das orientações de um ou mais guias espirituais (espíritos ou entidades que cuidam dos trabalhos da casa). Apesar de estar presente em alguns cultos religiosos sob o nome de “Umbanda de Mesa” e “Sessão Astral”, a Mesa Branca é praticada de forma independente e normalmente não está ligada diretamente a qualquer religião “... 

Analisando a definição acima com atenção e traçando um paralelo aos ritos umbandistas, enxergamos muitos pontos em comum com os trabalhos espirituais de Umbanda, pois, fazemos parte de um grupo mediúnico e espiritualista, com base nos ensinamentos de JESUS, desenvolvido e presidido por Guias Espirituais que nos trazem mensagens de teor filosófico e moral além de atuarem diretamente para os consulentes. É absolutamente normal, vermos tendas e centros unirem essas práticas ritualísticas, fazerem suas palestras doutrinárias, fluidificarem água e na sequência atenderem consulentes com as falanges de Umbanda completando as sessões. São  estes que o autor da definição acima chama de "Umbanda de Mesa" e dissocia das práticas "genuínas" da Mesa Branca. 

Nestas fotos vemos o uso das "Mesas" na Tenda Espirita Nossa Senhora da Piedade...
Muitos desses seguimentos, atribuem as manifestações de espíritos com características ligadas á Padres, Freis, Monges, Freiras e Irmãos Pregadores além de carregarem forte conotação Cristã, pautando-se no Evangelho. Preferem os trabalhos dirigidos, de forma geral levando suas impressões e conhecimentos para aqueles que precisam de ajuda e amparo. As ofertas ou oferendas, quando postas nas Mesas podem variar entre flores, água, perfumes, rosários e imagens que são seus elementos, servem de condensadores energéticos para o trabalho, como as guias e colares, o fumo, pemba e outros objetos são para as falanges de Umbanda.

Portanto entendemos, apesar de para alguns conceitualmente “Mesa Branca” ser uma religião ou prática espiritualista diferenciada e independente, do qual respeitamos sob todos os aspectos essas opiniões...Em nossa visão as fusões delas não são nenhum problema, para nós tudo aquilo que soma nos trabalhos mediúnicos pode e deve ser aproveitado, já dissemos em postagens anteriores e não devemos esquecer que a Umbanda tem por natureza ser inclusiva, agregadora e atenciosa com todas os públicos que á ela recorrem...    
       

3 comentários:

  1. NÓS HOMENS É QUE NEGATIVAMOS E SOMOS PRECONCEITUOSOS, O ELEMENTO AGREGADOR DAS FORÇAS ESTA NO CORPO E NA MENTE, SOBRE O EFEITO DAS FORÇAS VITAIS E MAGNETISMO , CLARO SEMPRE DE BOA QUALIDADE. ACREDITO QUE EXISTA ENTIDADES QUE CONSEGUE SE ADAPTAR A MESA POR SER ASSIM O SEU CRITÉRIO , QUANDO OUTRAS TEM PREFERÊNCIA AO CHÃO BRUTO. MAS É O ELEMENTO QUÍMICO E ENERGÉTICO ASTRAL QUE É TRANSMUTADO. BOA SORTE A TODOS COM MUITA BONDADE, BOA VONTADE E CARIDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É CRUCIAL QUE A MAIORIA DOS MÉDIUNS UMBANDISTAS SE DEDIQUEM AO ESTUDO, APERFEIÇOANDO SUA METODOLOGIA DE TRABALHO, PROCURANDO SEMPRE A PURIFICAÇÃO DA UMBANDA E DESFAZENDO AS REMINISCÊNCIAS DOS RITUAIS AFRICANOS, REDESCOBRINDO A UMBANDA COMO LEI MAIOR QUE SE APROXIMA CADA VEZ MAIS DOS SAGRADOS OBJETIVOS PARA OS QUAIS FOI INSPIRADA NA TERRA ABENÇOADA DO CRUZEIRO. É PRECISO QUE AO DESAFRICANIZAR A UMBANDA, POIS TANTO OS UMBANDISTAS COMO OS ESPÍRITAS KARDEQUIANO NECESSITAM INCENTIVAR MAIS AS EXPRESSÕES DE ESPIRITUALIDADE, MAS OBSERVANDO QUE CADA QUAL DEVE GUARDAR SEUS MÉTODOS PRÓPRIOS QUE OS FARÃO AVANÇAR SEMPRE, SEM SE CONFUNDIR E SEM PERMITIR A FUSÃO ENTRE SI, POIS AMBOS TRABALHOS SE ENCONTRAM SOB A TUTELA DA ESPIRITUALIDADE SUPERIOR, MAS CADA UM POSSUE SUA METODOLOGIA DIFERENCIADA E TAMBÉM TEM UM PÚBLICO UM POUCO DISTINTO. AQUI DO OUTRO LADO DA VIDA NÃO HÁ DEPARTAMENTOS, NEM MESMO ESCOLAS INICIÁTICAS SEPARADAS PELA PREFERÊNCIA RELIGIOSA, ISTO FAZ COM QUE “UMBANDISTAS, CATÓLICOS, EVANGÉLICOS E ESPÍRITAS” SE ENCONTREM UNIDOS, POIS OS ESPÍRITOS MAIS ESCLARECIDOS E EVOLUÍDOS TRABALHAM SEMPRE SOB A ORIENTAÇÃO MAIOR PARA QUE HAJA CONTÍNUO CRESCIMENTO ESPIRITUAL DO NOSSO PLANETA TERRA, SEM OS TÍTULOS E PREFERÊNCIAS RELIGIOSAS E MUITO MENOS DA ARROGÂNCIA DE MUITOS DIRIGENTES DAS MAIS DIFERENTES ESCOLAS DOUTRINÁRIAS QUE SE CONFUNDEM MUITAS VEZES NEGATIVAMENTE. É IMPORTANTE RESGATAR OS ENSINAMENTOS SAGRADOS DAS SETE ENCRUZILHADAS QUE SE MANISFESTOU NO INÍCIO DO MOVIMENTO UMBANDÍSTA, PROCURANDO RESTAURAR ASSIM O SENTIDO VERDADEIRO DA CARIDADE DESPRETENSIOSA E QUE NÃO SE COMPACTUA COM COBRANÇAS FINANCEIRAS PELOS TRABALHOS REALIZADOS. É NECESSÁRIO TAMBÉM QUE OS MÉDIUNS ESTUDEM PRINCIPALMENTE OS LIVROS DOS MESTRES DA UMBANDA QUE SÃO SÉRIOS E DE ELEVADO PADRÃO INTELECTUAL DE FORMA ESPECIAL PRATICAR OS ENSINAMENTOS TRAZIDOS PELO VENERÁVEL “ MATTA DA SILVA “ E DE SEUS INICIADOS.

      Excluir
  2. Sim a pratica da caridade e feita sem rótulos doutrinários e a união de força só agrega melhores resultados.

    ResponderExcluir